𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Anne Schneider

Anne Schneider

Anne Schneider (Porto Alegre, 19 de março de 1946[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) é uma organista brasileira, filha do organista, maestro e compositor Leo Schneider. Nº na OMB:19.457.

Biografia

Iniciou-se na música muito cedo, tendo aulas com seu pai, o maestro,compositor ,e organista Leo Schneider., músico experiente.Também por algum tempo,teve aulas com sua mãe, Maria Helena, cantora, professora de piano e canto,e com Harriet Hofmann,professora de piano, no Conservatório de Música Leo Schneider,do Colégio Americano,de Porto Alegre. Cursou Bacharelado de Órgão (instrumento),e piano e fez Licenciatura em filosofia todos na UFRGS. Também concluiu o Curso de Virtuosidade (que não existe mais,pois poucos alunos conseguiam realizar as provas todas,de memória) na mesma instituição.Estudou ainda, com o organeiro e organista, Irmão Lassalista, Renato Koch. É, atualmente, organista titular da Comunidade Martin Luther, IECLB de Porto Alegre, onde coordena diversas séries e encontros internacionais de órgão.

Foi diretora do Conservatório de Música do Colégio Americano por nove anos, fundadora e a primeira coordenadora do Núcleo de Cultura do IPA. Presidente por quatro anos da Associação de Organistas do RGS e vice-presidente da primeira gestão da APCA.

Atua por quase três décadas em festivais internacionais e séries famosas (em torno de mil,1000 concertos) na Alemanha, Argentina, Chile, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, México, Polônia, Portugal, Uruguai e Suíça, nas catedrais e basílicas de Buenos Aires, Montevideo, Paysandu, Niterói, Morelia, Guadalajara, Pompeia, Brugge, Bourges, Köln, St. Blasien, Dijon, Blois, Varsóvia, Cracóvia, Altenberg, Sens, Hannover, Heiligenstadt, Karlsruhe, Munique,Valparaíso e Liverpool, e na Catedral Imperial de Petrópolis-Rio,entre outras.

A ela foram dedicadas obras dos seguintes músicos: Amaral Vieira, Bruno Kiefer, Calimério Soares, Handel Cecílio, Hubertus Hofmann, Júlio Posenato, Leo Schneider ,Paulo Dorfman e Marcelo Bruno Rodrigues.

AUTORES BRASILEIROS QUE LHE DEDICARAM OBRAS:

Amaral Vieira -Sinfonietta

Bruno Kiefer - Reflexóes

Calimério Soares-Prelúdios Folclóricos

Handel Cecilio - Baião para Orgão

Hubertus Hofmann- Mensagem Celestial

Julio Posenato - Oracion Dela Note

Leo Schneider - Fantasia

Paulo Dorfman - Marcha de Entrada

Marcelo Bruno Rodrigues - "18 Pequenas Saídas/Poslúdios" e "42 Pequenos Prelúdios"

Possui oito CDs gravados, sendo um deles solo - que é, vale ressaltar, o primeiro CD de órgão da região sul do Brasil, mostrando autores do Brasil, além de dois DVD´s (um, relativo aos 25 anos de carreira) participação no livro/cd Lutero -500 anos, gravações em cassetes e para televisões/ rádios internacionais.

Produz e apresenta o programa Toccata na Rádio da UFRGS-AM 1080, desde 1999. É conselheira da Ospa. Em dezembro de 2011 recebeu a medalha da Legislatura na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul,das mãos do deputado Frederico Antunes, por seu trabalho em prol da cultura gaúcha.Teve seu nome incluído em renomado site polonês Organy Piszczalkowe,como uma dos 100 melhores organistas do mundo!

talvez você goste