𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Alva (veste litúrgica)

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Alva, veja Alva (desambiguação).
Alva

A alva (do latim alba) é uma veste litúrgica.[1] É vestida sobre a batina ou outra roupa ordinária e sobre o amicto (se for usado), cobrindo todo o corpo até os pés. A sua confecção é feita exclusivamente em tecido branco (donde lhe vem o nome) em material nobre, ao qual se adicionam rendas.

A Alva, juntamente com o Amito e o Cíngulo (ou a Túnica), é utilizada em celebrações predeterminadas, como em celebrações eucarísticas, encomendações, ofício das horas, bençãos, etc.

É importante não confundir a Alva com Túnica, já que a Túnica é uma veste aprovada, por especial indulto da Santa Sé, a algumas Conferências Episcopais, em substituição ao conjunto Alva, Amito e Cíngulo. Tampouco deve ser confundida com a Batina, veste talar própria a todos os ministros ordenados, que é confeccionada na cor preta e com os botões e debruns coloridos.

Ritual

Ao vesti-la o Sacerdote diz:

"Fazei-me puro, Senhor, e santificai o meu coração, para que, purificado com o sangue do Cordeiro, mereça gozar as alegrias eternas."

Neste momento, o sacerdote despoja-se daquilo que é e, não obstante as suas falhas e pecados, ele celebrará na pessoa do próprio Cristo.

Referências

  1. «Alb | liturgical vestment». Encyclopedia Britannica (em English). Consultado em 23 de outubro de 2021 

Fontes

VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 99.

Ver também

Ícone de esboço Este sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste