𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Aldo Manúcio

Predefinição:Sem notas

Aldo Manúcio
Página da Hypnerotomachia Poliphili Francesco Colonna, projetada e impressa por Aldo Manúcio.

Aldo Manúcio (em latim: Aldus Manutius; em italiano: Aldo Manuzio; 1449/50 - 6 de fevereiro, 1515), nascido Teobaldo Mannucci, foi um tipógrafo italiano, considerado um dos primeiros mestres do design tipográfico. Nasceu em Bassiano, no Lácio.

O tipógrafo foi responsável por trazer uma nova dimensão das fontes na produção de livros, conhecida como in-oitavo: menor que o tamanho das fontes utilizadas, sendo pequena o bastante para ser transportada nos alforges da época ao mesmo tempo em que reduzia os seus custos de produção. Apesar de ser uma ideia aparentemente simples, a alteração promovida por Manúcio democratizou a leitura causando uma enorme revolução ao difundir a palavra escrita.

Aldo Manúcio inventou o itálico, uma letra ligeiramente inclinada para a direita, que no meio de um texto corrido se destaca, chamando a atenção do leitor. O itálico apareceu pela primeira vez em 1500 na legenda «iesu dolce; iesu amore; iesu» de uma gravura de um livro com a correspondência de Catarina de Siena.

Bibliografia

  • Enric Satué, Aldo Manuzio - editor, tipógrafo, livreiro, 2005. ISBN 85-7480-235-2
  • Martin J.C. Lowry, The World of Aldus Manutius: Business and Scholarship in Renaissance Venice, Oxford, Blackwell, 1979.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aldo Manúcio


Ícone de esboço Este sobre design é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste