𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Alceu Reis

Alceu Reis
Informação geral
Instrumento(s) violoncelo

Alceu Reis é um professor e violoncelista brasileiro.

Estudou com Iberê Gomes Grosso, aperfeiçoando-se depois com Pierre Fournier. Reis foi primeiro violoncelo durante muitos anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a OSTM. De 2002 a 2005 foi primeiro violoncelo convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Como camerista, Alceu Reis participou do Quarteto Bessler e foi membro fundador do Quarteto Amazônia. Com estes dois conjuntos, gravou obras de Alberto Nepomuceno, Gounod, Verdi, Alexandre Levy, além da série completa dos quartetos de Villa-Lobos. Os seus discos foram lançados pela Kuarup, Chant du Monde, e pela Duchesne, entre outras. Em 2002, participou da turnê européia do Quarteto Amazônia, cuja etapa final deu-se no Festival de Verão de Carinsthischer, na Áustria. Com o Quarteto Amazônia gravou um disco dedicado a Astor Piazzolla, ganhando um Grammy latino em 2002[1].

Professor convidado nos principais festivais brasileiros, participou também dos júris de concursos, como o Concurso Internacional Villa-Lobos, Pró-Música de Juiz de Fora e Vitória.

Foi professor da Uni-Rio por muitos anos. Seus alunos fazem parte das mais importantes orquestras nacionais e internacionais. Devido á importância que teve junto ao cenário musical brasileiro ao longo dos últimos anos, Alceu Reis é verbete da Enciclopédia da Musica Brasileira da Publifolha.

Atualmente Alceu Reis é violoncelista do Quarteto Raga e também é o primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira da cidade do Rio de Janeiro (OSB)[2].

Prêmios e homenagens

Alceu Reis já recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, Prêmio Carlos Gomes, prêmios dados pela Associação Paulista de Críticos de Arte, reconhecimento pelo New York Times, Diapason, Le Monde de la Musique e inúmeros outros.

Referências

  1. «Violinista do Quarteto Amazônia festeja Grammy». Consultado em 22 de outubro de 2012 
  2. «Alceu Reis». Consultado em 22 de outubro de 2012 

Ligações externas

talvez você goste