𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

After Man: A Zoology of the Future

Escrito em 1981 pelo paleontólogo escocês Dougal Dixon, After Man: A Zoology of the Future, ou apenas After Man (cujo título pode ser traduzido do inglês para o português como Depois do Homem: Uma Zoologia do Futuro), é um livro que mostra, segundo critérios científicos como a evolução das espécies atuais movida principalmente pela movimentação dos continentes pode criar animais bizarros que talvez habitem o planeta Terra 50 milhões de anos de anos no futuro. Esse tipo de ficção científica é chamado Biologia especulativa ou Evolução especulativa.

O Mundo do Futuro

Depois de 50 milhões de anos, grande parte da superfície da Terra está muito diferente: a movimentação constante das placas tectônicas (deriva continental) fez com que a África se movesse mais para o norte, se chocando com a Europa e criando uma grande cordilheira de montanhas onde hoje é o Mar Mediterrâneo. A Austrália e a América do Norte também se moveram para o norte e acabaram se ligando com a Ásia. A América do Sul, por outro lado, se distanciou em direção ao sul e tornou-se um continente isolado, como hoje é a Oceania. O livro também mostra três novos arquipélagos: Lemuria, Pacaus e Batavia, sendo o nome Lemúria oriundo de uma antiga teoria ciência real que acabou dando origem a uma teoria da conspiração moderna.

Os Animais

Seguem abaixo os nomes populares dos supostos animais do futuro e entre parenteses seus nomes científicos. O livro divide os animais do futuro de acordo com seu habitat:

Bosques e Prados

Florestas de Coníferas

Regiões Polares

Montanhas

Desertos

Pradarias e Savanas

Florestas Tropicais

América do Sul

Nota: a América do Sul é tratada como um habitat a parte no livro, pelo fato de, no futuro, ela estar isolada de todos os outros continentes.

Ilha de Lemúria

Arquipélago de Batávia

Arquipélago de Pacaus

Outros Trabalhos

Esse livro não foi o primeiro ou último a falar sobre o tema evolução especulativa. Mais tarde, outros autores também fizeram projetos similares, como o livro Future Evolution, de Peter Ward. O próprio Dixon escreveu, mais tarde Man After Man: An Anthropology of the Future, que mostra outra versão do futuro, na qual a humanidade não acaba extinta. Dixon também colaborou no documentário do Animal Planet, The Future is Wild (exibido no Brasil no Discovery Channel com o título de Futuro Selvagem), que utiliza computação gráfica para mostrar os possíveis animais de um futuro ainda mais distante.

talvez você goste