Predefinição:Info/Personagem fictícia Abraham Van Helsing é um personagem fictício do romance de terror gótico Drácula, de 1897. O personagem é mais conhecido ao longo de muitas adaptações da história como um caçador de vampiros e/ou monstros, e o arqui-inimigo de Conde Drácula.
Possui uma ampla gama de interesses e realizações, em parte atestados pela sequência de letras que seguem seu nome: "MD, D.Ph., D.Litt., Etc.", indicando uma riqueza de experiência, educação e especialização. Ele é um Professor, Doutor, Advogado, Filósofo, Cientista e Metafísico.
Natural de Amsterdã, Países Baixos, o célebre professor de antropologia e filosofia também era um especialista em doenças obscuras, além de ser um cientista de métodos pouco ortodoxos, tendo em vista que usava símbolos religiosos para derrotar seus inimigos.[1] Dentre os vários artefatos de seu largo arsenal, algumas preferências: estacas, água benta, um avental Rosa+Cruz, um livro de exorcismo, alho e uma adaga muito afiada e abençoada, capaz de decapitar um vampiro.
No romance, a caçada de Van Helsing começa em Londres e termina na própria Transilvânia, onde o professor consegue destruir Drácula.
Nos filmes, atores consagrados deram vida ao personangem, como Edward Van Sloan, Peter Cushing , Laurence Olivier, Anthony Hopkins, Christopher Plummer e, mais atualmente, Hugh Jackman (Gabriel Van Helsing).
Referências
- ↑ «Dracula (the original novel by Bram Stoker)» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2013