𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Abdias Cabral de Moura Filho

Abdias Moura
Nome completo Abdias Cabral de Moura Filho
Nascimento 22 de abril de 1930 (94 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]Predefinição:Sem local
Principais trabalhos O sumidouro do São Francisco

Abdias Cabral de Moura Filho (Recife, 22 de abril de 1930[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) é um jornalista e sociólogo brasileiro.

Bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco e bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, além de livre-docente em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco.

Foi professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde ensinou durante trinta anos em cursos de bacharelado e mestrado, participando, ainda, de bancas examinadoras de mestrado e doutorado naquela universidade, na Universidade Federal Rural de Pernambuco e na Universidade Federal de Alagoas.

Jornalista, atuou no Rio de Janeiro e no Recife, onde foi chefe da reportagem do Jornal do Commercio, tendo se afastado do cargo para dedicar-se ao ensino e a atividades técnicas. Atualmente é editorialista do Jornal do Commercio do Recife.[1]

É servidor aposentado da SUDENE.

Membro da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32, para a qual foi eleito em 25 de julho de 2005, havendo tomado posse em 21 de outubro do mesmo ano.

Membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocupando a Cadeira 39.

Obras

  • O Sumidouro do São Francisco (1985)
  • O Evangelho do Subdesenvolvimento
  • As Sociedades no Planeta Terra
  • A Descoberta da Harpa (1988) - romance
  • Os Desamores de Benedicto
  • O Segredo da Ilha de Pedra
  • Memórias do Século XX

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste