Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2019) |
O Ano Internacional da Geofísica foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, como sendo o de 1957. Seu objetivo era congregar os esforços dos países que aderiram à campanha no sentido de proporcionar uma maior e melhor compreensão dos fenômenos relacionados à Terra.
1957 foi o primeiro dos Anos Internacionais proclamados pela ONU, e a Geofísica seu primeiro alvo de desforço internacional concentrado, neste período.
O esforço reuniu cerca de 60 mil pesquisadores, de um universo de 66 países.
Além do meio científico, visava a conscientização da sociedade civil e organismos estatais para o estudo da estrutura, composição, propriedades físicas e processos dinâmicos do Planeta.
Como repercussão, em 2007 a ONU veio a instituir o Ano Internacional da Heliofísica, relembrando o cinquentenário dessa data e estendendo o desforço internacional para o estudo e divulgação da interação dos astros do Sistema Solar.
60 mil cientistas de 66 nações diferentes se organizaram para mobilizar o maior número de pessoas em torno das questões científicas sobre a Terra. Assim, o Ano Internacional da Geofísica, em 1957, tinha como objetivo sensibilizar a sociedade civil e organizações governamentais sobre o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra.