Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia.
Apesar do que o nome sugere, a água doce não contém açúcar.
Distribuição da água doce na Terra
No planeta, de toda a água existente cerca de 97% é água salgada.[1] A água doce representa 2,5%-2,75% de toda a água da Terra, estando em rios, lagos, aquíferos e vapor.[1]
A água doce distribui-se desta forma:
- Gelos e geleiras — 77,39%
- Águas subterrâneas — 22,03%
- Água superficial, incluindo lagos, rios, pântanos e represas — 0,37%
- Humidade do solo — 0,18%
- Vapor atmosférico — 0,03%
As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são consideradas "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra. Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 97~98%, e os rios e lagos correspondem a 2% apenas. A "água disponível para consumo humano" não é necessariamente água potável (ou própria para beber).
Ciclo da água
A água doce é procedente de um processo de precipitação (chuva, granizo, neve) ou do degelo de geleiras. O processo de evaporação, queda e consumo de água é conhecido por ciclo da água. Todos os seres vivos precisam de água para viver.[1] Está presente em todas as células e cada ser precisa duma certa quantidade, variando para cada espécie. Os seres vivos libertam água ao transpirar e respirar.
A água dos oceanos ao evaporar, deixa ficar o sal para trás. A água volta a cair na forma de chuva, infiltrando-se nos vários recursos hídricos e infiltrando-se no solo, formando os aquíferos.
Usos
A água tem variados usos para os humanos. É essencial para a vida: as células humanas são formadas por 70% de água. As perdas de água são repostas diariamente, para manter o equilíbrio.
É usada para cozinhar e para limpeza. O uso da água é indispensável na agricultura e também em várias indústrias. Trata-se portanto dum bem precioso.
Recurso limitado
Apesar de grande parte do planeta ser formado por água, apenas uma pequena parte serve para consumo. A água doce está presente nos vários recursos hídricos e na atmosfera. A quantidade existente no planeta é constante. A água passa pelo ciclo da água, passando por diversas fases.
Consoante a quantidade de chuva, existem áreas com mais água do que outras. A poluição dos rios causada pela atividade humana, reduz a quantidade disponível para consumo.
Ver também
- Água potável
- Água salobra
- Água salgada
- Salmoura
- Poluição da água
- Escassez de água
- Limnologia
- Migração de peixes