O ponto de interrogação é uma pontuação representada pelo sinal gráfico "?". Ele tem a função de induzir o leitor a entoar a frase em que ele é colocado como uma pergunta ou uma dúvida.
Ele é usado por todas as formas de escritas de origem romana. Sem pontos de interrogação, uma frase não pode ser entendida como pergunta, transformado-se em afirmação.
Denotada um sinal de dúvida, de procura por uma resposta.
Origem do ponto de interrogação
Uma hipótese para a origem do ponto de interrogação apontaria para o uso da palavra quaestio ("questão" em latim) colocada ao fim de uma frase para indicar uma pergunta. Para economizar espaço, ela teria sido abreviada duas vezes. Primeiro para qo e depois para um q minúsculo posto sobre um o, transformando-se no embrião do atual ponto de interrogação[1].
Utilização do ponto de interrogação
O ponto de interrogação é utilizado em frases interrogativas diretas. Já nas orações indiretas o sinal é substituído pelo ponto final, veja o exemplo abaixo:
- Frase interrogativa direta – Moço, que horas são?
- Frase interrogativa indireta – Gostaria de saber quem falou as horas para o João.[2]
Outras línguas
- Castelhano
O sinal pode variar de uma linguagem para a outra. A língua castelhana, por exemplo, usa dois sinais de interrogação, um no começo da oração e outro no fim, sendo o primeiro grafado de ponta-cabeça: " ¿Qué te pasa? ". É assim utilizado pois auxilia na linguagem oral, pois o leitor pode se orientar e saber com que tipo de frase se deparou, diferenciando a entonação. Isto é ainda mais importante quando a pergunta é longa ou vem embutida dentro de outra frase.
Ver também
Referências
- ↑ Brewer, E. C. Dictionary of Phrase and Fable, 1870 (rev. 1894), s.v. 'Punctuation'.
- ↑ Silva, por Adeilson (19 de outubro de 2020). «Ponto de Interrogação». Psfont tk (em português). Consultado em 9 de julho de 2021